Setembro Amarelo: Pinheiros terá programação especial para Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio

“Falar é a melhor solução”. Este é o principal slogan do Setembro Amarelo, campanha mundial que tem o objetivo de divulgar estratégias de prevenção ao suicídio.

Em Pinheiros, o Setembro Amarelo possui uma programação própria por meio da Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio, que vai realizar capacitação, palestra e a Caminhada pela Valorização da Vida. A programação está distribuída entre os dias 16, 18 e 20 de setembro.

O primeiro evento acontece no próximo dia 16, às 13 horas, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com a capacitação “Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio: Estratégias para o Cuidado em Saúde Mental”, com a assistente social Carla Neiva e a psicóloga Carolina Dadalto.

No dia 18, às 9 horas, também no Cras, tem a palestra “Saúde Mental: E Quando a Dor Não Vem do Corpo?”. O palestrante será o psicólogo Diego Alves.

A Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio será encerrada com a 2ª Caminhada pela Valorização da Vida, no dia 20. A saída será às 9 horas, na Praça Cristiano Dias Lopes (Praça do Posto), e a chegada, na Praça Baiana.

A psicóloga Anny Mota do Livramento fala sobre por que é importante a mobilização de todos em ações de prevenção ao suicídio. “A participação das pessoas e das instituições é importante para que a sociedade, como um todo, constitua-se como uma rede de apoio na promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio”.

“Essa é uma ação necessária, na qual profissionais preparados instruem profissionais de outras áreas e a população sobre como agir numa situação de perigo, sempre procurando preservar a vida”, disse o prefeito Arnóbio Pinheiro.

O número de suicídios no Espírito Santo chegou a 233 no ano de 2018. Foi o maior índice registrado pelo Painel de Monitoramento da Mortalidade do Datasus desde 1996, ano em que o monitoramento de lesões autoprovocadas intencionalmente teve início.

16/09/2019

Capacitação: Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio: Estratégias para o Cuidado em Saúde Mental

Público-alvo: profissionais de saúde e demais áreas

Palestrantes: Carla Neiva (assistente social) e Carolina Dadalto (psicóloga): Referências Técnicas da RAPS NORTE

Local:Cras de Pinheiros

18/09/2019

Palestra: Saúde Mental: E quando a dor não vem do corpo?

Público-alvo:adolescentes

Palestrante: Diego Mendes Queiroz (psicólogo)

Local:Cras de Pinheiros

20/09/2019