SUPEROU A EXPECTATIVA: AÇÃO NA COMUNIDADE DE BRUNELLI ATENDE A 400 MORADORES

O Programa de Saúde do Homem Rural, realizado no último sábado (17), na comunidade de Brunelli, atendeu cerca de 400 produtores, trabalhadores rurais e familiares da localidade e de regiões próximas.

O número superou a expectativa inicial da analista técnica do Senar, Munik Muniz, que esperava atender a 300 pessoas. O vice-prefeito Paulo Jovanio e o secretário de Saúde do município, Ivan Silvestre, acompanharam toda a movimentação e conversaram com moradores.

A ação, totalmente gratuita, foi uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária (Faes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Espírito Santo e do Sindicato Rural de Pinheiros, com apoio total da Prefeitura de Pinheiros e parceria do Lions Clube do município.

Durante o evento, foram oferecidos um total de 800 atendimentos médicos com urologistas, exames de PSA, palestras educativas sobre câncer de próstata e saúde bucal, aferição de pressão e glicose, testes rápidos, massagem, corte de cabelo, recreação infantil, treinamento funcional, emissão de documentos, distribuição de lanche e almoço a todos os presentes.

Aproximadamente 100 profissionais estiveram envolvidos com a organização e prestação de serviços. Ao final, os homens receberam uma bolsa com produtos para incentivar o cuidado com a higiene pessoal.

“Essa foi uma ótima oportunidade para colocar em dia os exames dos moradores do campo e cuidar da saúde. O grande número de adesão à ação mostra uma mudança de comportamento, principalmente dos homens, que parecem estar mais preocupados com a saúde”, observa Paulo Jovanio.

O objetivo da ação foi gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida desse público.

Publicado em sexta-feira, 23 de agosto de 2019