Pinheiros sedia 10º Simpósio Estadual sobre Seringueira

O município sediou, nos dias 30 e 31 de julho, o 10º Simpósio Estadual sobre Seringueira. Ao todo, participaram do evento mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, empresários, pesquisadores e estudantes.

O evento aconteceu concomitantemente à 1ª Semana Agropecuária de Pinheiros e Região. O simpósio foi realizado por meio de parceria entre Prefeitura de Pinheiros, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Sindicato Rural.

O objetivo do evento foi aprimorar, estimular e divulgar conhecimentos técnico-científicos e de produção e mercado da borracha. Também visou à promoção do intercâmbio entre profissionais que trabalham nos diversos setores ligados ao tema, além da busca de soluções para os desafios existentes no agronegócio da borracha natural.

A programação contou com diversas palestras e visitas aos experimentos de seringueira do Incaper e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac/Michelin).

“O governo estadual e os produtores rurais exerceram papéis fundamentais para a retomada dos trabalhos com seringueira no Estado. Graças a esse empenho, Pinheiros se tornou exemplo nessa cultura. Com o simpósio, acredito que outros produtores rurais podem se interessar em investir no plantio de seringueiras”, disse o prefeito Arnóbio Pinheiro.

A heveicultura no Espírito Santo

Pinheiros é o município com maior área plantada no Estado. Com a implantação do Programa de Expansão da Heveicultura Estadual (Probores), no período de anos 2007 a 2014, o Governo do Estado realizou ações de incentivo à expansão da área de seringueira através da Seag e do Incaper.

O produtor Carlito Covre tem três mil hectares de seringueira plantados e avalia a importância de debater o tema. “O simpósio é realizado em um momento importante para a produção de seringueira no Estado. Os produtores precisam pensar nos ganhos lá na frente, mas para isso é necessário iniciar agora”, afirmou.

Publicado em quinta-feira, 08 de agosto de 2019