Mais medicamentos chegam à Farmácia Cidadã de Pinheiros

Prefeitura adquire fármacos fora do grupo de medicamentos básicos para atender a um número maior de moradores

Mais uma remessa de medicamentos gratuitos chegou à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros nesta semana e já está no depósito da Farmácia Cidadã do município para ser distribuída à população.

Só de janeiro deste ano até agora, a Farmácia Cidadã já distribuiu quase 1.155.000 de unidades medicamentosas a pacientes, o que dá uma média diária de 10.500 dispensações de unidades.

São mais de 200 diferentes medicações disponíveis, como Hidroclorotiazira, Losartana e Metformina, que pertencem ao grupo de medicamentos básicos.

Do total desses 200 itens, 73 remédios não são considerados básicos, e o município, portanto, banca o custo desses produtos com os próprios recursos,para atender às necessidades de um número maior de moradores.

Para a obtenção dos itens, a prefeitura realizou licitação no valor total de R$ 1,6 milhão, sendo que R$ 1,3 milhão é destinado à compra de fármacos que suprem o Hospital Municipal e parte dos medicamentos básicos da Farmácia Cidadã. Já R$ 362 mil desse montante é custeado pela prefeitura para a obtenção dos remédios fora do grupo dos básicos.

O prefeito Arnóbio Pinheiro ressalta que a atual administração se esforça para que mais pessoas tenham acesso a medicamentos gratuitos. “Por isso investimos nos medicamentos além daqueles básicos, para que mais gente possa ser beneficiada”, disse.

Publicado em quinta-feira, 06 de junho de 2019