Prefeitura de Pinheiros reativa consultório odontológico do interior que estava fechado há seis anos

A saúde também é prioridade para a Prefeitura de Pinheiros. A atual administração já adquiriu ambulâncias e outros veículos para transporte de pacientes a centros de referência, registrou marcação recorde de exames e consultas por meio da AMA.

A prefeitura ainda adquiriu um gerador e uma autoclave para o hospital, batalhou pela construção de duas unidades básicas de saúde, reformou postos, tem promovido forte investimento na manutenção da Farmácia Cidadã, dentre outras conquistas.

E mais uma iniciativa da atual gestão municipal comprova que o seu foco também está voltado à saúde. Trata-se da reativação do consultório odontológico do Assentamento Olinda 2, situado na região de São João do Sobrado. A unidade estava inativa há seis anos.

A população local e das imediações, predominantemente carente e isolada, é quem sofria, já que, caso houvesse necessidade de consultar um dentista, moradores tinham de se deslocar cerca de três quilômetros até o posto de saúde mais próximo, localizado no distrito.

A reativação aconteceu há cerca de um mês, depois que a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros providenciou a contratação de uma dentista, por meio de processo seletivo, e o aparelhamento da unidade, que possui ultrassom, raio-X, dentre outros equipamentos, garantindo o bom atendimento aos moradores.

Maria de Souza Almeida, 69 anos

Atualmente, a procura é alta. Aproximadamente 15 pessoas são atendidas por dia devido à demanda acumulada ao longo dos seis anos de inativação. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira.

Mesmo com a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São João do Sobrado, que irá ocorrer em breve, o trabalho continuará sendo desenvolvido no Olinda 2 pelo menos uma vez por semana, o que deverá ser suficiente.

O consultório estava fechado porque faltava suporte básico, como água, por exemplo, e devido a um desentendimento trabalhista entre funcionários e a administração anterior, entraves que já foram resolvidos neste mandato.

A lavradora Maria de Souza Almeida, 69 anos, comemora o retorno da unidade dentária à região. “A volta do consultório foi bom demais. Está correspondendo, atendendo direitinho. Meus parabéns”.

O prefeito Arnóbio Pinheiro diz estar feliz com a iniciativa e reforça que os investimentos na saúde irão continuar, em busca do aprimoramento do setor.

“Estamos trabalhando, investindo na área, mas sabemos que ainda há mais para fazer. Enfim, estamos felizes por saber que tanta gente tem sido beneficiada pelo consultório, sinal de que havia uma grande necessidade de atendimento dentário na região”.

Publicado em quinta-feira, 06 de junho de 2019