Combate à dengue: Secretaria municipal de Saúde adquire equipamento para controle de mosquitos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros recebeu, na terça-feira (26), um termonebulizador, instrumento que vai ser utilizado no controle de mosquitos no município. Funcionários que irão operar o artefato passaram por treinamento também na terça.

O equipamento ajuda a combater tanto o aedes aegypti (transmissor da dengue) quanto pernilongos comuns. Com a nova aquisição, agora a Vigilância em Saúde de Pinheiros possui seis aparelhos para o trabalho de controle dos insetos.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental do município, Sérgio Franco, atualmente Pinheiros apresenta um quadro de baixo risco de epidemia porque o nível de incidência da dengue é baixo. Porém possui um alto registro de infestação, o que exige cautela. O termonebulizador vem para somar na prevenção ao crescimento da ameaça de epidemia.

"A aquisição do equipamento vai agregar ao serviço de controle do pernilongo e do aedes aegypti. Temos encontrado muitos focos do mosquito da dengue, apesar de haver poucas notificações da doença. Então, é bom que comecemos o trabalho de dedetização o quanto antes", revela.

O termonebulizador foi adquirido por meio de recursos federais repassados para a Vigilância em Saúde de Pinheiros.

Publicado em quinta-feira, 28 de março de 2019