Secretaria de Saúde avança em Pinheiros e reitera que continua busca por evolução no atendimento

A Prefeitura de Pinheiros, através de sua Secretaria de Saúde, tem montado uma força-tarefa diária para aprimorar os serviços de saúde oferecidos aos moradores. Mesmo com todos os esforços, a Pasta admite que tem de buscar melhorias e, para tanto, muitos investimentos estão sendo aplicados.

São unidades novas de saúde em fase final de construção, renovação da frota de veículos da Pasta – com aquisição de ambulâncias, vans e micro-ônibus –, reformas dos postos de saúde dos bairros Galileia e Planalto, dentre outras conquistas e projetos.

Novas UBS

A construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma no bairro Pinheirinho e outra em São João do Sobrado, está entrando em fase de acabamento. Nesta semana, o antigo muro da UBS do Pinheirinho foi demolido e outro será construído. Essa é uma das últimas ações para a conclusão da obra.

Com mais estas importantes obras, os moradores destas comunidades irão ter a garantia de uma boa qualidade na assistência, com profissionais capacitados e equipamentos novos. Todos esses avanços tendem a otimizar o atendimento ao povo.

Renovação da frota

Na atual administração municipal, com recursos próprios e de emendas parlamentares, a cidade foi contemplada com três ambulâncias, dentre essas, uma mais moderna, semi-leito, com equipamentos necessários para transporte por longas distâncias de pacientes em estado delicado.

A quarta ambulância zero quilômetro deste mandato tem previsão para chegar ao município ainda neste primeiro semestre de 2019. Mais duas vans adaptadas para o deslocamento de pacientes estão sendo aguardadas em Pinheiros, devendo chegar nos próximos dias.

A administração ainda obteve um micro-ônibus adaptado para cadeirantes, com ar-condicionado, dentre outros aparatos, para ser utilizado para a locomoção de pacientes de hemodiálise. Além de outros altos investimentos para a renovação da frota de veículos da saúde.

A prefeitura tambémcomprou outro veículo, do tipo caminhonete cabine dupla, para auxiliar os trabalhos dos agentes de endemias.

A atual gestão municipal também dá atenção a pacientes que precisam de transportes diários – com carros, vans, ônibus e ambulâncias –, para os municípios de Nova Venécia, Colatina, São Mateus, Linhares e Vitória.

Reforma das unidades do Galileia e Planalto

A reforma com cercamento com grades da unidade de saúde do Galiléia está prestes a iniciar. A obra já foi até licitada. A ampliação e reforma, também com cercamento em grade, na unidade de saúde do Planalto é outra obra que será executada ainda este ano.

Outras conquistas

Disponibilização de medicamentos com uma das maiores listas de ofertas;

Exames de vistas, cardiológico, psicológico, sangue dentre muitos outros; Cirurgias de pequenas e até médias complexidades; Aquisição de um potente gerador de energia elétrica para o Hospital Municipal; Aquisição de uma autoclave para o hospital.

Para o prefeito Arnóbio Pinheiro, o cuidado com a saúde da população começa ainda antes dos investimentos em UBS e ambulâncias. “Sabemos que a demanda do setor da saúde é grande em todo o país. E nós, aqui, em Pinheiros, temos lutado para suprir nosso povo com diversas conquistas, projetos e ações”.

O prefeito prossegue: “Mas também temos investido pesado em saneamento básico, que evita muitos problemas de saúde e impede, muitas vezes, que o trabalhador precise perder seu valioso dia de trabalho por causa de uma doença que poderia ser evitada com um calçamento ou uma drenagem pluvial”.

Publicado em quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019