Sistema de drenagem pluvial apresenta primeiros resultados e minimiza alagamentos no Centro

O sistema de drenagem pluvial que está sendo construído no Centro já mostrou eficiência no primeiro teste, apesar de ainda não ter sido concluído. Após dias de calor na região, uma forte chuva, acompanhada de raios, trovões e ventania, atingiu Pinheiros na noite da última quinta-feira (7).

Mesmo com a intensa precipitação, não houve registro de inundações excessivas no local. O bom resultado é fruto do conjunto de obras que está sendo desenvolvido pelo município para minimizar os impactos do antigo problema das enchentes que afetam o centro da cidade.

As trincheiras construídas na rua Genira Bordon e Henrique Ayres apresentaram capacidade de vazão suficiente para evitar o acúmulo de água de chuva nesses pontos.

Satisfeito com os bons efeitos das obras até aqui realizadas, o prefeito Arnóbio Pinheiro fez questão de reiterar que as intervenções têm como objetivo acabar com os alagamentos.

Entretanto o chefe do Executivo municipal faz ponderações e explica que enchentes ainda podem ocorrer por razões diversas, mas de maneira minimizada.

Como a região encontra-se na bacia que recebe as águas das chuvas vindas de quase toda cidade, isso somado às construções muito próximas ao leito do Córrego Jundiá – manancial que recebe as águas das chuvas –, ainda pode ocorrer inundações. Porém não como antes, quando pouca chuva já causava grandes transtornos”.

Arnóbio conclui. “Com a finalização das obras, comerciantes e moradores puderam comemorar o fim dos grandes alagamentos que atormentavam os moradores ribeirinhos, cidadãos que conviveram com estes problemas por quase três décadas”, finalizou satisfeito o prefeito.

No momento das chuvas de quinta-feira, o funcionário público municipal Carlos Alberto de Jesus, o Beto, acompanhou de perto o escoamento das águas em vários pontos da cidade.

As obras apresentaram um resultado muito satisfatório com pouco mais de 30% de sua execução, imagine quando chegarmos aos 100%. Acredito de forma definitiva no fim desses alagamentos”, declarou Beto.

Vários municípios do Estado registraram enchentes em razão das das chuvas da noite de quinta-feira.

Publicado em terça-feira, 12 de fevereiro de 2019