Prefeitura inicia construção de nova trincheira em busca de solução para alagamentos no Centro

Com a construção de uma nova trincheira, desta vez na rua Genira Bordon, a Prefeitura de Pinheiros iniciou, nesta segunda-feira (28), mais uma etapa da implantação de um arrojado sistema de captação de água pluvial no Centro. Recentemente a prefeitura concluiu obra semelhante na rua Henrique Ayres.

Trincheiras são sulcos escavados no chão para o escoamento de água de chuva. O objetivo é evitar que novos pontos de alagamento se formem na área durante fortes precipitações. A expectativa é de que a obra seja concluída em 20 dias. Segundo funcionários, a via estará liberada para o acesso de pedestres na sexta-feira (1º).

De acordo com o secretário de Obras, Saulo Fávaro, mais seis trincheiras serão construídas nas intermediações do Mercado Municipal. Estudos apontam que a capacidade de escoamento dos canais deverá ser suficiente para impedir acúmulos de água na localidade.

No final do ano passado, a atual administração municipal já havia intensificado as ações para evitar alagamentos no Centro, como, por exemplo, a limpeza do Córrego Jundiá, desobstrução de manilhas instaladas no leito do manancial e a remoção da barreira de uma represa – que liberou o fluxo do córrego.

O prefeito Arnóbio Pinheiro conta que ele, junto a uma equipe técnica, já vinha considerando a possibilidade de construir as trincheiras. “Há décadas aquele setor sofre com inundações, prejudicando o comércio e moradores. Precisamos fazer algo. E consideramos que essa seja uma boa opção”.

[gallery size="medium" ids="11722,11723,11724,11725,11726,11727"]

Publicado em terça-feira, 29 de janeiro de 2019