A FORÇA-TAREFA PELA SAÚDE CONTINUA

Moradores recebem atendimentos cardiológicos e ortopédicos

Moradores de Pinheiros foram beneficiados, desde a última quinta-feira (10), com 80 atendimentos com médicos especializados. O mutirão da Saúde atendeu aos pacientes cadastrados na Central Municipal de Regulação (AMA) e que aguardavam por consultas com profissionais de cardiologia e ortopedia.

Os atendimentos, que são os primeiros de 2019, foram custeados com recursos próprios da Prefeitura de Pinheiros por meio do Consórcio Público da Região Norte, o Cimnorte.

A ação ocorreu em dois dias diferentes. Na quinta-feira (10), 50 munícipes foram atendidos por um ortopedista em um consultório localizado próximo à AMA. Na terça (15), mais 30 receberam atendimento de um cardiologista na Unidade Básica de Saúde do bairro Jundiá. O objetivo da iniciativa é proporcionar mais celeridade aos serviços realizados pela rede pública de saúde do município.

Uma das beneficiadas é a aposentada Dalchiza Fazollo do Nascimento. Aos 63 anos, Dalchiza reclama de fortes dores na coluna, mas encontra alívio com o tratamento de ortopedia oferecido pela atual administração municipal. “Acho esse trabalho muito importante. Nosso salário não dá para pagar um ortopedista. Mas, graças a Deus, temos esse profissional de graça, à nossa disposição”.

E o serviço pode ser expandido em 2019. O secretário municipal de Saúde, Ivan Silvestre, comunicou nesta semana que deve haver ampliação do na oferta da ação. “A partir deste ano, o Cimnorte terá várias clínicas credenciadas para que a Prefeitura de Pinheiros possa ofertar ainda mais exames e consultas”.

O prefeito Arnóbio Pinheiro falou sobre outras finalidades dos atendimentos especializados. “Temos promovido trabalhos como esse na área da saúde já há meses. É uma ação que também tem como meta oferecer mais dignidade e assistência médica de qualidade à população”, destacou.

Em 2017 e 2018, a prefeitura promoveu 5.943 consultas e exames através da AMA.

Cinquenta atendimentos oftalmológicos

E tem mais nos próximos dias. Existem 50 atendimentos oftalmológicos agendados para os dias 26, 27 e 28 de janeiro em uma das unidades básicas de saúde do município. As oportunidades são para pessoas que aguardavam a vez na fila de espera da AMA.

[gallery size="medium" link="file" ids="11616,11617,11618"]

Publicado em quarta-feira, 16 de janeiro de 2019