Grupo Nação São Sebastião inicia Folia de Reis em Pinheiros

O grupo Nação São Sebastião, do mestre Joaquinzinho, inicia, na sexta-feira (11), a peregrinação de Folia de Reis em Pinheiros. Durante o período de peregrinação, que dura nove dias, os foliões irão percorrer a cidade e visitar algumas casas.

O tradicional evento será encerrado no próximo dia 19 de janeiro, com a festa de Folia de Reis, que está marcada para acontecer às 20 horas na rua Joana D’arc, no centro da cidade.

Folia de Reis

A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Trazida para o Brasil nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, ainda hoje mantém-se viva nas manifestações folclóricas em todo o país, com maior incidência na região Sudeste.

Na atualidade, as Folias de Reis preservam os elementos que remontam às denominadas epifanias. Nelas estão incluídos os festejos pela passagem bíblica que relata a visita dos três Reis Magos ao filho de Deus. A unificação do calendário cristão feita pelo Papa Julio I, em 367 d.C. fixou a data de 25 de dezembro para a festa do nascimento de Cristo e dia 6 de janeiro para celebração e adoração dos Reis Magos.

As folias brasileiras têm suas origens nas matrizes ibéricas, mas com o passar do tempo foram se modificando e na atualidade possuem características próprias. Geralmente, os grupos têm uma unidade ritual autônoma, mas se diferenciam no ritual, nas construções simbólicas e nos papéis desempenhados por seus foliões.

[gallery ids="11560"]

Publicado em quinta-feira, 10 de janeiro de 2019