Equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros estão percorrendo o município, desde o início desta semana, para realizar o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC). O MRC é uma atividade de supervisão das mais recentes ações de vacinação.

Durante o monitoramento, as equipes visitam famílias para conferir os cartões de vacinação das crianças. A partir do documento, verifica-se a situação vacinal contra a poliomielite e contra o sarampo.

A partir dessa conferência, a secretaria consegue avaliar o quadro da cobertura vacinal no município. Com os resultados obtidos, novas estratégias de imunização podem ser traçadas e postas em prática nas próximas campanhas de vacinação para aperfeiçoar a cobertura.

Ainda nas visitas, as crianças que não foram imunizadas em campanhas recentes recebem vacina.

O trabalho começou segunda-feira (12), no bairro Pinheirinho, onde crianças da Escola Florindo Manzoli foram atendidas. Na terça (13), as equipes visitaram famílias que moram em Vila Fernandes e “Ranha”. Nesta quarta-feira (14), os servidores concluem o monitoramento nos assentamentos Olinda 1 e Olinda 2. A meta é atender a 75 famílias.

Para o secretário de Saúde, Ivan Silvestre, a atividade significa um esforço para reforçar o bom trabalho de imunização que tem sido desenvolvido no município ao longo desta administração. “O objetivo é, como o nome da atividade sugere, monitorar a situação vacinal, para combater a poliomielite e o sarampo”.

A supervisão das ações de vacinação é recomendada pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) desde a década de 1980.