” De acordo com a Coordenação, 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino já foram atendidos”

Com objetivo de conscientizar alunos e professores sobre a importância de cuidar da saúde, a equipe da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Pinheirinho está realizando uma Jornada de Saúde nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Vacina contra o vírus  HPV e saúde bucal foram apenas duas das diversas ações realizadas.

A vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos está sendo realizada pela equipe da unidade de Saúde nas escolas do Município, adstrita na área da equipe.
Os meninos com faixa etária de 11 a 14 anos também podem receber a vacina.

De acordo com a enfermeira da Unidade, Otávia Braga, esse tipo de trabalho nas escolas é a melhor estratégia para vacinas crianças e adolescente, por isso, a equipe com apoio da Secretaria Municipal de Saúde achou por bem intensificar os trabalhos.

A enfermeira enfatizou ainda que as Escolas dos Assentamentos Nova Vitória, 11 de Agosto, São José do Jundiá e CMEI Carrossel já foram recebidas pela equipe, e que na próxima semana será a vez da escola do Bairro Pinheirinho ser contemplada.

“A vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos está sendo realizada pela equipe da unidade de Saúde nas escolas do Município, adstrita na área da equipe”.

A imunização pode prevenir os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, refletindo diretamente na redução dos casos de HPV, bem como nas mortes provocadas pelo vírus.

Além de receber a vacina, os alunos estão recebendo orientações para cuidar da saúde bucal por meio de palestras. Avaliação Antropométrica também está sendo realizada, entre, outros atendimentos.

O prefeito Arnóbio destacou a importância da ação, da vacina e das palestras.

“A nossa equipe está de parabéns, temos que começar a proteger nossas crianças desde pequeninas, não podemos deixar o problema se agravar para depois buscar a cura. Prevenir é melhor “que remediar”, Pontuou o prefeito.

” Os meninos com faixa etária de 11 a 14 anos também podem receber a vacina”.

O objetivo da vacina para os meninos é proteger contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais. A imunização masculina também possibilita uma diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, pois minimiza a circulação do vírus na população, beneficiando o público feminino.

De acordo com a Coordenação , 500 estudantes já foram atendidos desde o inicio dos trabalhos.

FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA