Aconteceu ontem, 27/09/2018, o I Seminário de Prevenção ao Suicídio, no CRAS de Pinheiros. O Seminário faz parte da Campanha do Setembro Amarelo, que é um movimento mundial de conscientização sobre o suicídio com a finalidade de informar e alertar a população sobre essa realidade e formas de prevenção, acolhimento e ajuda.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Grupo Condutor Municipal da Rede de Atenção Psico-social, composto pelas referências técnicas em Saúde Mental no município: Anny Mota do Livramento (Psicóloga) e Otávia Braga da Silva (Enfermeira). Foram convidados representantes de diversos coletivos sociais (profissionais de saúde, assistência social e educação, representantes religiosos, do Asilo Vovó Sinhá e dos Escoteiros, Câmara de Vereadores, Lions, Maçonaria, CDL, Copbem, Conselho Tutelar, Fórum, Promotoria, Polícias Civil e Militar) com o objetivo de propagar entre esses grupos informações acerca do suicídio e ampliar possibilidades de alerta, acolhida e encaminhamentos.

Na ocasião foi ministrada uma palestra pelo psicólogo Wesley Bredoff Vieira sobre “Práticas Preventivas de Violência Autoprovocada”. Acontecerá ainda, neste sábado, 29/09/2018, a I Caminhada pela Valorização da Vida. A concentração será no Posto Nortão em direção à Praça Baiana e toda a população está convidada a participar desse momento vestindo-se de amarelo em apoio e fortalecimento à vida.