A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros realizou, no último domingo (18), em parceria com o Centro Universitário de Caratinga (Unec), campus Nanuque, o treinamento “Conhecimentos de Suporte Básico de Vida”. No evento, os lecionadores simularam situações de acidentes, nos quais há necessidade de aplicar procedimentos de primeiros socorros antes da chegada do atendimento médico.

A capacitação foi ministrada pelos alunos do 8º período de Enfermagem da instituição de ensino. Alguns dos estudantes também são funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a enfermeira Maria Aparecida Canguçu, que coordenou os trabalhos, o objetivo foi “treinar funcionários do hospital de Pinheiros em ações especiais para atendimento em primeiros socorros”. Experiente, Maria Aparecida também é professora de Educação Física no Unec e funcionária da Secretaria de Saúde de Pinheiros há mais de 25 anos.

Enfermeiros, recepcionistas, motoristas e auxiliares de serviços gerais do Hospital Municipal de Pinheiros participaram da capacitação. O treinamento aconteceu ao longo do dia no auditório e na quadra da Igreja Católica, no Centro.

Além da teoria sobre primeiros socorros, os participantes também tiveram aulas práticas com simulações de acidentes.

O secretário municipal de Saúde, Ivan Silvestre, agradeceu pela parceria firmada entre o Unec e Secretaria de Saúde, destacando a importância dos procedimentos. “A aplicação dos primeiros socorros é muito importantes para ajudar a estabilizar a vítima, até que o atendimento profissional seja realizado”.