” O Estudante Jonas, ladeado pelo vice prefeito PauloJovânio, professora Marlúcia, vereador Edvan Alves, sua mãe Angelita, as advogadas Yasmim, Ludmila e demais profissionais da educação.

 

O estudante Jonas Gonçalves Pereira, 14 anos, do 9º ano, da Escola Juracy Cardoso Viana, foi o destaque na V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Sumaré (São Paulo) no dia 19 de junho.

A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

“A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensualizadas para as etapas sucessivas”, explicou o estudante Jonas Gonçalves.

A Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.

Para participar da Conferência Nacional o estudante teve que passar várias etapas, iniciando pelas conferencia escolar, Municipal e estadual, esta última foi fundamental para que o estudante pudesse participar da V Conferência Nacional após apresentar o projeto.

Para que o estudante Jonas pudesse participar da Conferência Nacional, a escola Juracy construiu e fortaleceu a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA que organizou a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. A escola elaborou um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais pesquisados.

Com sucesso, Jonas apresentou o projeto na Conferência Estadual e foi escolhido como delegado Capixaba para representar o Espirito Santo na V Conferência Nacional.

Demonstrando muita competência, sabedoria e preocupação com o Meio Ambiente, o estudante sob a orientação da professora Marlúcia, mais uma vez foi um dos destaques na apresentação do projeto “ Cuidando das águas, Cuidamos do Futuro”.

Concorrendo com mais de 800 projetos de todo o Brasil, o estudante Pinheirense garantiu a segunda colocação como melhor projeto da Conferência que visa proteger o bem mais precioso do planeta.

Demonstrando muita emoção e felicidade, Jonas enfatizou a importância da Conferência e da alegria em representar o Espirito Santo em São Paulo.

“Esta Conferência foi de fundamental importância para a minha vida educacional, aprendi muitas coisas novas e estou trazendo bastante conhecimento para toda a comunidade escolar. Este evento demonstrou que os Jovens brasileiros estão mudando o Brasil. A nossa voz foi ouvida, coisa que num passado recente não ocorria. Nunca tive dúvidas que as mudanças que o Brasil precisa passa pelas nossas mãos”, pontuou o estudante.

O estudante aproveitou a ocasião para agradecer as pessoas que foram fundamentais para a sua participação na V Conferência Nacional.

“ Não posso deixar de agradecer as pessoas que foram mais importantes e fundamentais para a minha ida a São Paulo, primeiramente agradeço a Deus, a minha família, a professora Marlúcia que muito me ajudou na elaboração do projeto, ao Direto Jason Coqueiro e as advogadas Yasmim Muniz e Ludmila Muniz, que foram as grandes incentivadoras e patrocinadoras da minha viagem, sem o apoio dessas pessoas não conseguiria alcançar o nosso objetivo, só tenho a agradecer a cada pessoa que me ajudou e torceu por mim”, emocionou e agradeceu.

Homenagens!

Para comemorar a grande conquista do Jonas e da professora Marlúcia na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a direção da Escola Juracy Cardoso Viana, demonstrou muita felicidade ao realizar uma linda homenagen na última sexta feira, 22, nas dependências da Escola.
O evento contou com a participação do Vice Prefeito Paulo Jovânio, do vereador Edvan Alves, das irmãs Advogadas Ludmila Muniz e Yasmim Muniz (Patrocinadoras da viagem do estudante), Angelita Gonçalves de Almeida (mãe de Jonas), Kesley Gonçalves Pereira (Irmã), Sandrina Vandel Rey (Representando a secretaria Municipal de Educação) e Simone Fernandes, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O Vice prefeito Paulo Jovânio parabenizou o Jonas e a professora Marlúcia pela conquista e afirmou que as portas da prefeitura estão abertas para apoiar mais projetos desta natureza.

“ O município de Pinheiros está de parabéns graças ao empenho e sucesso do nosso Jonas e da professora Marlúcia por mais esta conquista, a administração só tem a agradecer por levar o nome do nosso município para nível nacional de forma positiva, a prefeitura de Pinheiros está de portas abertas para apoiar projetos que visa a proteção do meio ambiente”, salientou o vice prefeito.

O vereador Edvan Alves, também parabenizou o estudante e a professora e disse que ter ficado surpreso com o sucesso do Jonas.

“ Gostaria de parabenizar a professora Marlùcia e o estudante Jonas por esta conquista. Na verdade não fiquei surpreso quando soube da conquista do Jonas, sou professor dele na Escolinha de Futsal, conheço muito bem a sua dedicação quando deseja alcançar um objetivo, o Jonas é muito focado naquilo que deseja, não tenho dúvidas que este é somente o primeiro de diversos prêmios que ele conquistará”, prevê o vereador.

A mãe do Jonas, a senhora Angelita Gonçalves também demonstrou muita felicidade com a conquista do filho e agradeceu o apoio da escola e das advogadas pelo grande incentivo para que seu filho pudesse participar da Conferência.

“Estou muito emocionada com este momento, o meu filho é um grande merecedor desta homenagem, mas o principal responsável por esta conquista é toda equipe da Escola Juracy Cardo Viana, que sempre dedicou a ensinar os nossos filhos, assim como o Jonas está estudando nesta maravilhosa escola, desejo que o meu filho caçula estude aqui também. Não posso deixar de agradecer também as advogadas Yasmim e Ludmila pelo grande apoio que deram ao meu filho, somente Deus para pagar tudo que elas fizeram por ele”, emocionou Dona Angelita.

A advogada Ludmila Torezani parabenizou o estudante Jonas pela conquista e disse ter ficado muito feliz ao saber que o município foi muito bem representado e sua felicidade foi ainda maior em poder colaborar com a sua viagem para participar da Conferência. Ludmila aconselhou a todos os demais estudantes que prestigiaram o evento que procure sempre se dedicar aos estudos e nunca desistir dos seus sonhos, que assim como o Jonas teve sucesso na Conferência todos podem alcançar na sua vida profissional.

Finalizando, o diretor Jason Coqueiro, parabenizou o Jonas e a professora Marlúcia pela conquista e agradeceu a presença de todos, e para comemorar o sucesso do estudante na Conferência, foi oferecido um apetitoso café da manhã para os convidados e todos os estudantes.

FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA