As autoridades também trataram sobre patrulha rural, instalação de câmeras de videomonitoramento, construção de uma companhia da corporação no município e segurança na festa da cidade, que contará com cavalaria da polícia

Pinheiros terá sua própria Força Tática da Polícia Militar (PM). A decisão foi comunicada ao prefeito Arnóbio Pinheiro pelo comandante do 2º Batalhão da PM do Estado do Espírito Santo, tenente-coronel Dal Col, durante reunião no Gabinete do chefe do Executivo na manhã desta quarta-feira (27).

O aprimoramento da patrulha rural, a instalação de câmeras de videomonitoramento, a construção de uma companhia da corporação no município e o plano de segurança para a festa de 55 anos de emancipação de Pinheiros também entraram na pauta do encontro.

O comandante disse que pretende estabelecer a equipe de Força Tática nos próximos meses, restando, para isso, a aquisição de um veículo apropriado. A Força Tática é uma modalidade de policiamento tático ostensivo da Polícia Militar, treinada para ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública. Atualmente a Força Tática que opera em Pinheiros vem de outros municípios e sempre precisa voltar à cidade de origem.

Dal Col também planeja atender a um pedido antigo de Arnóbio e instituir uma patrulha rural. Antes, reuniões entre o comando da PM e representantes de comunidades da zona rural serão agendadas para que os moradores informem as principais demandas de segurança nas localidades do interior.

As autoridades também conversaram sobre a necessidade de instalação de câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos de Pinheiros para combate e prevenção ao crime. A expectativa do prefeito e do comandante é que a implantação dos equipamentos ocorra ainda neste ano.

Medidas de segurança para a festa da cidade, que acontece do dia 11 ao dia 21 de abril, também foram apresentadas e discutidas. Os oficiais da PM informaram que efetivo policial para os festejos será ampliado com reforço de policiais de outros municípios e ganhará o auxílio da Força Tática e da cavalaria da corporação.

Ao fim do encontro, o comandante da 2ª Cia. do 2º Batalhão da PM de Pinheiros, capitão Rangel, deu uma boa notícia a Arnóbio. O projeto de construção de uma companhia no município vai continuar avançando nos próximos dias.

“Estou satisfeito com as novidades e com o empenho dos comandantes por Pinheiros. Vamos continuar atuando pela aquisição do que for necessário para o aperfeiçoamento do trabalho da polícia no município. Vamos correr atrás para conseguir os veículos e demais equipamentos porque nosso povo merece paz e respeito”, disse Arnóbio.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Paulo Jovanio, os vereadores Cleomar Soares de Souza e Edvan Alves e o diretor de Cultura e Turismo de Pinheiros, Fábio Teixeira.