Chegou ao município na quarta-feira (6) o casal de cicloambientalistas Cláudio Heleno de Oliveira e Cristiane do Céu Costa, de Cabo Frio (RJ). Ambos foram recebidos pelo secretário de Administração e Finanças, Val Andrade, e pela secretária de Cultura, Esporte, Educação e Turismo, Marinete Zamprogno.

Cláudio já está na estrada desde 2010, quando iniciou uma expedição pela América do Sul, passando por nove países, além do Brasil, somando cerca de 52,6 mil quilômetros já percorridos. A companheira se juntou a ele no início deste ano.

É a primeira vez que o casal visita Pinheiros e região. Os cicloambientalistas, que dizem estar encantados com a cultura local, decidiram fazer um trajeto alternativo – um pouco mais distante da BR-101 –, para conhecer a cultura, os costumes e o povo do extremo Norte capixaba.

Cláudio, 48 anos, e Cristiane, de 40, pedalam pelo Continente para promover a preservação dos recursos naturais e incentivar as pessoas a usarem bicicleta em vez de automóveis (quando for viável) com o objetivo de manter a forma física, a saúde e diminuir a queima de combustíveis fósseis.

Nesta quinta-feira (7), os cicloambientalistas seguem para Montanha. O destino final desta etapa da jornada é o Estado do Maranhão. “Depois de chegar lá, vou decidir se iremos iniciar uma nova fase da expedição na Europa ou se vamos parar e voltar para casa”, revela Cláudio.

Marinete considera que o ativismo do casal é de grande relevância para a sociedade atual. “É de suma importância o trabalho que eles desenvolvem. Seria muito bom se as pessoas se conscientizassem sobre as vantagens de usar mais bicicleta e menos veículos”, destaca a secretária.