Pelo segundo ano consecutivo a  prefeitura de Pinheiros, através da secretaria Municipal de  Educação Esporte e Cultura realizará o desfile de 7 de setembro. Este ano o desfile apresentará a História do Município. Para abrilhantar a sonoridade do evento, váriasbandas marciais do município foram confirmadas: Copbem, Escola Dr. Emir de Macedo Gomes, Escola Lindenberg. Além destas, as dos municípios de Ponto Belo, Mucurici, Nova Venécia, Linhares, Aracruz, Vitória, Vila Velha e Presidente Kennedy também estarão presentes.
O público apreciará também várias participações especiais como as do 2° Batalhão de PMES com 110 militares, Atletas de Strong Man, Mas Wrestling e Powerlifting, da Escola “Chegou quem faltava”, e dos Grupos Afrozumba e Zimbauê, além das muitas performances que estão sendo desenvolvidas pelas escolas e igrejas deste Município. 
É válido reforçar que pela primeira vez todas as bandas participantes se reunirão às 14:00 horas na Praça Baiana que recentemente foi reinaugurada, para o hasteamento das bandeiras de Pinheiros, do Espírito Santo e do Brasil. 
Além dos diretores de escolas, professores, demais funcionários da educação, este acontecimento marcante está sendo coordenado também pela Pedagoga e Analista Educacional da Secretaria Municipal de Educação – Renata Casotti –  Para os organizadores, a expectativa é de que cerca de duas mil pessoas desfilem nas Avenidas Agenor Luiz Heringer e Setembrino Pelissari, e, mais uma vez, façam desta data algo bonito e positivo para o povo pinheirense.

Para a Secretária Municipal de Educação Esporte e Cultura, Marinete Zamprogno, ”o desfile resgata os valores do passado, valorizando o presente, demonstrando orgulho e uma proximidade maior com os símbolos pátrios e também este ano, com a história do nosso município. O prefeito Arnóbio Pinheiros, o vice Paulo Jovânio e toda a equipe da secretaria de Educação, Esporte e Cultura, juntamente com diretores, professores, alunos, enfim todos os envolvidos nesse projeto estão de parabéns pelo empenho no exercício da cidadania”.

“Pinheiros, Brasil, terra de um povo guerreiro que tem valor inestimável e que temos o orgulho ser daqui. O desfile cívico vai contar a história do nosso povo, onde nós  como representantes deles temos a obrigação de trabalhar bem para que num futuro próximo outra história possa ser também contada com orgulho de ser Pinheirense, onde todos buscam o bem comum do município, destaca o vice prefeito Paulo Jovânio.

 O prefeito Arnóbio Pinheiro considera o desfile Cívico de 7 de setembro como “um dia de reflexão sobre o patriotismo, sobre um Brasil que precisa ser visto com orgulho de sermos pinheirenses, sermos brasileiros, mostrando nossas qualidades, nossos potenciais e que apesar das dificuldades encontradas, com a soberania de Deus podemos alcançar os nossos objetivos que também é a auto estima e a cidadania”, define o prefeito.