http://pinheiros.es.gov.br

COVID-19

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…

PUBLICAÇÕES OFICIAIS

  • Decreto n¦ 2186 – 2020 – Declara Situação de Emergência de Saúde Pública, no Município de Pinheiros/ES DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2187 – 2020 – expediente interno DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2188 – 2020 – define funcionamento do comercio durante pandemia DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2209 – 2020 – Uso de mascara  DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2210 – 2020 – Comitiva Municipal de enfrentamento e prevenção ao COVID-19 e outras providências DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2222 – 2020 – Dispõe sobre a proibição de acesso ao Município de Pinheiros, de pessoas oriundas de outros Municípios, sem o uso de máscaras ou o uso indevido delas e dá outras providências. DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2234 – 2020 – Altera data de Feriados e de outras providências DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2235 – 2020 – Proíbe comercio nos feriados DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2236 – 2020 – Proíbe ambulantes DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2237 – 2020 – Proíbe igreja no feriado DOWNLOAD
  • Decreto n¦ 2239 – 2020 – Proíbe comércio aos finais de semana (compilado) DOWNLOAD
  • Decreto-nº-2257-2020-Revoga-se-os-tesmos-do-Decreto-2.239-2020 DOWNLOAD
  • SECRETARIA DE SAÚDE PORTARIA- DOWNLOAD

RECOMENDAÇÕES PARA PACIENTES E FAMILIARES SOBRE ISOLAMENTO DOMICILIAR DEVIDO A SUSPEITA DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) 

  1. Manter o paciente em quarto individual e bem ventilado. Caso não seja possível, manter distância de pelo menos 1 metro do doente.
  2. Limitar o número de cuidadores e não receber visitas.
  3. Limitar a circulação do paciente, verificando se os ambientes compartilhados (ex: cozinha, banheiro) são bem ventilados (manter as janelas abertas).
  4. O paciente e o cuidador devem usar máscara cirúrgica bem ajustada ao rosto quando estiverem no mesmo ambiente e durante a manipulação do paciente. As máscaras não devem ser tocadas ou manuseadas durante o uso, somente trocá-la se ficar molhada ou suja com secreções.
  5. Descartar a máscara cirúrgica imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos com água e sabão ou álcool a 70%.
  6. Ao realizar higiene das mãos com água e sabão, utilizar, preferencialmente, toalhas de papel descartáveis para secar as mãos. Caso não seja possível, usar toalhas de pano e trocar quando ficarem molhadas.
  7. Etiqueta respiratória deve ser praticada por todos da residência: Cobrir a boca e o nariz durante a tosse e espirros ou usar lenços de papel ou cotovelo flexionado, seguido de higiene das mãos.
  8. Descartar os materiais usados para cobrir a boca e o nariz, imediatamente após o uso.
  9. Evitar o contato direto com fluidos corporais, principalmente secreções orais/nasais e fezes, e caso ocorra, higienizar as mãos em seguida.
  10. Luvas, máscaras e outros resíduos gerados pelo paciente durante os cuidados no domicílio devem ser colocadas em lixeira com saco de lixo no quarto da pessoa doente antes do descarte com outros resíduos domésticos.
  11. Não compartilhar escovas de dentes, talheres, pratos, bebidas, alimentos, toalhas ou roupas de cama.
  12. Talheres e pratos devem ser limpos com água e sabão ou detergente comum após o uso e podem ser reutilizados.
  13. Limpar e desinfetar as superfícies frequentemente tocadas, como mesas, cabeceiras de camas e outros móveis do quarto do paciente, diariamente com desinfetante doméstico comum.
  14. Limpar e desinfetar as superfícies do banheiro pelo menos uma vez ao dia com desinfetante doméstico comum.
  15. Roupas limpas e sujas, roupas de cama, toalhas de banho e de mão do paciente devem ser lavadas com água e sabão comum. Evitar agitar a roupa suja. Não há necessidade de lavar estes itens separadamente.
  16. Realizar higiene das mãos imediatamente após limpar ou manusear roupas ou superfícies com fluidos corporais.
  17. Os pacientes devem permanecer em casa até a resolução completa dos sintomas (em média 07 dias após o início do quadro) ou até que se tenha resultado dos exames, descartando ou confirmando o caso.
  18. Considerando as evidências limitadas de transmissão pessoa a pessoa, indivíduos que podem ter sido expostos a casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (incluindo cuidadores e trabalhadores de saúde) devem monitorar sua saúde por 14 dias, a partir do último dia do possível contato, e procurar atendimento médico imediatamente se desenvolver quaisquer sintomas, particularmente, febre, tosse, coriza ou outros sintomas respiratórios.
  19. Não há indicação de isolamento para pessoas assintomáticas egressas de locais com transmissão sustentada e para contatos de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.
  20. Contatos sintomáticos devem procurar o serviço de saúde, informando sobre o seu contato com o caso suspeito ou confirmado e durante o transporte até a unidade de saúde usar máscara cirúrgica o tempo todo. Evitar utilizar transporte público, utilizando veículo privado com boa ventilação.
  • LIXO TEM DIA CERTO

  • INSTITUCIONAL