A prefeitura Municipal de Pinheiros por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na tarde desta quarta feira, 06, a distribuição de alimentos adquiridos pela Compra Direta de Alimentos (CDA).

A Compra Direta de Alimentos (CDA) é um programa do governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Pinheiros por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Agricultura com o apoio do Incaper e, que visa proporcionar a segurança alimentar e nutricional para as famílias e entidades atendidas pelos programas sociais por meio de alimentos produzidos pelos produtores rurais locais. Somente em Pinheiros, mais de 1400 pessoas estão sendo contempladas com o CDA.

Cestas entregues às famílias cadastradas no CRAS!

As famílias que recebem benefício do Programa Bolsa Família, atendidas pelo CRAS, como gestantes, nutrizes e famílias do PAIF, e que estão enquadradas no contexto de beneficiamento para complementarem a cesta básica com verduras e legumes.

Para o prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro, os alimentos entregues somente esse ano pelo programa ajudou as famílias e produtores em vários aspectos.

“Em primeiro lugar, reduziu o êxodo rural nas famílias, ajudou o produtor rural com a certeza de que o que ele planta será mesmo vendido a preço de mercado e ajudou a aumentar a saúde das crianças com a absorção de alimentos ricos em vitaminas”, enfatizou o prefeito.

Novos recursos!

O prefeito finalizou dizendo que a prefeitura continuará trabalhando para pleitear novos recursos para dar continuidade e ampliar o programa para beneficiar mais famílias em situação de insegurança alimentar.

“Esse projeto nos ajuda a fazer o nosso trabalho, que é dar qualidade de vida para as famílias carentes do município”,finalizou.

” Os alimentos do CDA são entregues a cada 15 dias no CRAS para as famílias em situação de insegurança alimentar e que estão cadastradas”.

Quem também demonstrou muita felicidade e esperança de dias ainda melhores com o programa, foi o Agricultor Romário Barreto Martins, 21 anos, morador da Comunidade XV de Maio que fornecerá banana, laranja, melancia e coco verde. “Este programa chegou num momento certo, tenho certeza que ele será bastante promissor para os pequenos agricultores. A nossa maior dificuldade é a comercialização dos nossos produtos. Este programa irá contribuir para que revertamos essa dificuldade”, pontuou.

” Atualmente mais de 200 famílias estão sendo beneficiadas com a cesta básica do CDA”.

“Os produtores cadastrados no CDA, produzem alimentos saudáveis e de maneira agroecológica, contribuindo na renda familiar e alimentando famílias carentes”.

” Mais de 1400 pessoas de 200 famílias recebem uma cesta básica com produtos fresquinhos, de qualidade e direto do campo. O Programa tem como objetivo atender famílias que estão em situação de vulnerabilidade social ou em insegurança alimentar.

FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA