Começa sábado (22) em Pinheiros a campanha de vacinação antirrábica. Cães e gatos devem ser levados para serem imunizados em dez diferentes pontos de vacinação espalhados pelo município. A aplicação das vacinas começa 8 e vai até as 16 horas. 

O atendimento acontece nas unidades de saúde do Galileia, Jundiá, Vila Nova, Pinheirinho e São João do Sobrado, no ginásio de esportes, na Praça Baiana, na Pracinha do bairro Canário, na Praça da Escola Augusto Ruschi, localizada no bairro Vila Nova, e na Secretaria de Saúde.

Sábado também será o Dia D da vacinação. A partir de segunda-feira (24), a campanha se estende à Zona Rural do município. Haverá um ponto fixo de imunização na sede ainda a ser definido. 

A meta da Secretaria Municipal de Saúde neste ano é de vacinar cerca de 4 mil animais. Aproximadamente 3500 cães e gatos foram imunizados em 2017. A campanha termina no final de novembro deste ano.

 

Prevenção

A vacina antirrábica é a principal medida de prevenção da raiva, zoonose com 100% de letalidade.  O vírus da doença é transmitido ao indivíduo por meio da saliva do gato, cão, sagui ou morcego infectado. As pessoas que tiverem contato com qualquer animal suspeito de raiva devem lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde.