Campanha de Prevenção às DST/Aids irá oferecer testes rápidos de HIV em Pinheiros

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros promove, no próximo sábado (1º), a Campanha de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DST/Aids), com realização de testes rápidos de HIV. A ação irá acontecer nas unidades de saúde dos bairros Vila Nova e Galileia.

Além dos testes rápidos, uma equipe da pasta emitirá aconselhamentos sobre métodos de prevenção às DST. Os resultados dos exames saem na hora. O horário de atendimento será das 7 às 11 horas.

Caso o resultado do teste revele positivo, o paciente é orientado a fazer uma nova coleta de sangue e a refazer a avaliação para afastar a possibilidade de falso-positivo. Se o resultado apontado for confirmado no novo exame, o paciente é encaminhado para o Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids (IST/Aids).

O HIV positivo, então, é direcionado a um infectologista, de quem passa a receber acompanhamento. As medicações, os exames e os deslocamentos são disponibilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

A coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids, Monara Vieira, frisa a importância da detecção precoce da doença e fala a respeito da realidade atual da sobrevida de quem é acometido com HIV. “A detecção precoce é fundamental para uma boa qualidade de vida do infectado. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento. A aids não é uma sentença de morte”.

A ação é inspirada no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece em 1º de dezembro em todo o mundo e serve de incentivo à prevenção da doença.

Serviço

– Campanha de Prevenção às DST / Aids – testes rápidos de HIV;

– Locais: unidades de saúde do Vila Nova e Galileia;

– Data: sábado, 1º de dezembro;

– Horário: de 7 às 11 horas.

A ação irá ocorrer nas unidades dos bairros Galileia (foto) e Vila Nova